WebApp Hoost – A revolução de aplicativos para os dispositivos móveis
Categorias: Bloog, Data: 02 fevereiro de 2023Você é capaz de imaginar o mundo sem internet? Estamos tão acostumados com todo alcance e facilidade que ela nos traz, que é muito difícil considerar a vida sem ela, não é?
Foi no período entre os anos 1950 e 1970 que o mundo viu o surgimento de uma nova era: a Era da Informação. O período ficou marcado pela popularização de novas tecnologias, que nos acompanham, em constante evolução, até hoje. Microprocessadores, computadores e em especial, a internet, são grandes protagonistas de uma das maiores revoluções experimentadas pelo homem na história.
Uma das grandes evoluções que a internet possibilitou foi a criação dos aplicativos e a popularização dos smartphones. Se os primeiros computadores chegavam a ocupar salas inteiras, hoje todo mundo tem um “computador” na palma da mão.
Falando nos aplicativos, foi em 2008 que Steve Jobs lançou a primeira loja de aplicativos, que continha cerca de 500 aplicativos, algo que ele havia idealizado em 1983. Atualmente estima-se que o total de aplicações já lançadas, somadas as aplicações na App Store e Play Store, chegue a 21 milhões. Os aplicativos estão presentes em nosso dia a dia, e têm papel essencial para realização de diversas tarefas.
Como não poderia ser diferente, os aplicativos também estão em constante evolução e a revolução mais recente no mundo dos aplicativos são os WebApps.
Qual a diferença entre os Aplicativos e os WebApps?
Em linhas gerais, os aplicativos são softwares desenvolvidos para dispositivos móveis e que precisam ser instalados nesses dispositivos. Já os WebApps têm basicamente a mesma funcionalidade dos aplicativos, porém não há a necessidade de instalação: eles são executados pelos motores dos navegadores, como o webkit. Além disso, eles se adaptam a qualquer tamanho de tela. Ou seja, o WebApp é a evolução dos aplicativos!
Principais vantagens dos WebApps
Mais do que um aplicativo avançado em tecnologia, funcionalidades e personalizações, os WebApps oferecem vantagens tanto para quem entrega um serviço, como para quem consome deste serviço. Confira as principais vantagens de investir em um WebApp.
1. Não há necessidade de instalação
Diferente dos aplicativos nativos, não há a necessidade de instalar os WebApps, já que eles são executados pelos motores navegadores a partir da URL. Além de não ocupar espaço de armazenamento nos dispositivos (que já é um baita diferencial!), não precisa instalar e facilita muito o acesso do usuário. Outra facilidade é a possibilidade de criar atalhos, como os ícones dos aplicativos convencionais, tornando o acesso ainda mais rápido.
2. Privilegia a presença digital da marca e fideliza o cliente
Por se tratar de uma URL, é muito prático compartilhar um WebApp, bastando apenas disponibilizar o link para acesso. Além disso, o acesso é mais simples e ele se adapta com maior facilidade aos diferentes dispositivos, como celulares, tablets ou notebooks, por exemplo. Essa versatilidade privilegia o acesso e a utilização pelo usuário, aumentando engajamento e adesão.
3. Aparência idêntica aos aplicativos nativos
Partindo do entendimento de pertencer a um macro mercado, as aplicações são acessadas por todo tipo de usuário, desde os mais experientes até os com menor aptidão. Nesse cenário é muito importante o fato de os WebApps oferecerem a mesma experiência visual dos aplicativos nativos.
4. Segurança garantida
Por ser acessado através de URL, todo WebApp tem um certificado de segurança, que torna a conexão muito mais segura, protegendo os dados do usuário.
5. Está sempre atualizado
Um WebApp nunca estará desatualizado. Uma vez que ele não fica instalado no dispositivo, sempre que o usuário o acessar, estará carregando a versão mais recente disponibilizada pelo desenvolvedor.
Sabe quando você vai utilizar um aplicativo no seu celular, e ao abrir ele logo inicia uma atualização, te fazendo perder alguns minutos, e as vezes te levando até mesmo a perder o interesse em utilizá-lo? Isso nunca acontecerá com um WebApp.
6. Não precisa se enquadrar às regras das lojas de aplicativos
Um dos grandes desafios para quem desenvolve um aplicativo é se enquadrar em todos os requisitos das lojas de aplicativos, como a App Store e Play Store. Geralmente essas exigências implicam em adequações que demandam maior tempo de desenvolvimento e dinheiro.
Já os WebApps, não precisam (embora possam) estar listados nas lojas de aplicativos, uma vez que são acessados diretamente por link.
8. Já foi validado por grandes empresas
Quem opta por ter um WebApp não está se lançando no desconhecido, muito pelo contrário, é grande a lista das grandes empresas que escolheram utilizar a tecnologia. Twitter, Gmail, Google Drive, Spotify, são exemplos de empresas que utilizam WebApps.
WebApp Hoost: a revolução que você precisa
Os WebApps, de fato, vieram para ficar. A facilidade de acesso, utilização e adaptabilidade às diversas plataformas, proporcionam a melhor experiência ao usuário. Mas, sabe qual é a melhor parte? A Hoost sai na frente e já desenvolve a solução para seus clientes, o WebApp Hoost.
Agora que você já conhece as vantagens dos WebApps, confira todas as funcionalidades e oportunidades de personalização que o WebApp Hoost oferece para o seu projeto.
Queremos saber sua opnião, comente: