Por que um Certificado SSL é fundamental para o desempenho do meu site?
Categorias: Bloog, Data: 06 março de 2023Entenda tudo sobre SSL e a importância dele para a proteção dos dados do seu site
A internet é indispensável para a vida moderna. Desde as tarefas mais simples do cotidiano até as mais importantes, como transações financeiras, tudo hoje está na internet. Mesmo com tantos recursos e facilidades, ela também tem alguns problemas.
Na web, um dos bens mais preciosos são os dados pessoais dos usuários e, infelizmente, eles correm riscos diariamente. Para mitigar tais riscos foram criados certificados de segurança que protegem dados de quem navega no seu site, como o Certificado SSL. Entenda como tornar seu site mais seguro e proteger os dados de seus usuários.
O que é um Certificado SSL?
Atualmente, a forma mais segura para proteção dos dados de um site é através da utilização de um Certificado SSL (Secure Sockets Layer). O SSL é um protocolo utilizado para proteção de dados enquanto eles são transferidos através da internet. O SSL criptografa (torna ilegível) informações confidenciais como senhas, garantindo que suas informações pessoais estarão seguras enquanto são transmitidas na internet.
É possível identificar se o site em que está navegando utiliza o certificado através do ícone de um cadeado, que é mostrado na barra de endereço do navegador. Se ele estiver lá, o site é seguro e utiliza o SSL. Se não apresentar o cadeado, significa que ele não tem um certificado. Nesse caso, evite fornecer informações pessoais importantes.
Em algumas versões de navegadores o cadeado pode aparecer verde e indica a presença do certificado, ou vermelho, indicando que não há certificado.
O que é HTTPS?
Outra forma de identificar se o site possui certificado é através do HTTP e HTTPS. Essas siglas sempre aparecerão antes do domínio na barra de endereço. HTTP (Hypertext Transfer Protocol) indica que o site não tem certificado, já o HTTPS (Hypertext Transfer Protocol Secure) indica que a página tem certificado. Assim, se o website começar com https:// em vez de http:// ele é um website seguro.
Como funciona um Certificado SSL?
Quando você acessa um site, seu navegador envia uma solicitação de conexão segura até o servidor onde o site está hospedado. O servidor, ao receber a solicitação, responde enviando o seu Certificado SSL. O navegador, por sua vez, verifica se o certificado é válido e se tem correspondência com o endereço digitado no navegador.
Validado o certificado, se inicia o processo de proteção dos dados. Para isso, há uma combinação entre criptografia e autenticação. Para que esse processo ocorra, existem duas chaves, uma pública e outra privada. A chave pública é fornecida pelo servidor para o navegador, que por sua vez cria uma nova chave, a privada, criptografando os dados que serão transmitidos.
Essas chaves servem para descriptografar os dados e apenas o navegador e o servidor tem acesso a elas. Logo, caso os dados sejam acessados por um terceiro durante a transmissão, eles estarão seguros, pois estarão ilegíveis e somente poderão ser descriptografados com as chaves do certificado.
Por que meu site precisa de um Certificado SSL?
Há, pelo menos, 4 ótimos motivos para contratar um certificado de segurança SSL para seu site, veja:
1. Por segurança
Em primeiro lugar, é claro, por conta da segurança. Ter um Certificado SSL confere maior segurança para seu site e proteção dos dados que seus clientes e usuários confiaram a você.
2. Confiança do cliente
O cadeado verde que aparece na barra de endereço, passa para o usuário a sensação de estar em um ambiente seguro e aumenta consideravelmente o engajamento. Já o cadeado vermelho, que aparecerá caso você não tenha um certificado, transmitirá a sensação de que seu site não é seguro, e na verdade ele realmente não está seguro para que seu público compartilhe dados.
3. Melhora nos resultados nas buscas
Ser encontrado com facilidade na internet através dos serviços de busca é imprescindível para qualquer negócio. Dentre alguns fatores que influenciam nos resultados está a segurança do site. Os motores de busca consideram a segurança do site na hora de ranquear os resultados. Além disso, o principal mecanismo de busca do mundo, o Google, anunciou que um aviso de “Site Suspeito” será mostrado em todos os sites que possuírem campos de senha ou cartões de crédito e que não possuírem certificados SSL.
4. Conformidade com a LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados)
Para a maioria dos sites, a LGPD exige a presença de certificado para proteção de dados. Possuir o Certificado SSL garante que estará em conformidade com o que determina a lei.
Utilizando Let’s Encrypt para SSL
E de Let’s Encrypt, você já ouviu falar? Let’s Encrypt é uma Autoridade de Certificação (AC), ou seja, faz a emissão de certificados para a internet, como o SSL. A Let’s Encrypt foi criada com o intuito de tornar o SSL muito mais acessível e fácil de implementar, contribuindo assim com a segurança da internet de uma forma geral.
Para tornar tudo mais fácil, a Hoost oferece Let’s Encrypt em todos os seus serviços de hospedagem de sites. Isso garante que em qualquer serviço de hospedagem contratado com a Hoost, sua plataforma terá um certificado SSL.
Agora que você já sabe a importância de ter um certificado SSL, o que está esperando para contratar um serviço de hospedagem Hoost? Com a Hoost você não precisa se preocupar e terá a certeza de ter uma plataforma segura para seu negócio, para seus clientes e para seus usuários.
Queremos saber sua opnião, comente: