Marketing de oportunidade: se joga (?)
Categorias: Bloog, Curiosidades, Publicidade, Data: 16 janeiro de 2014Quando se falava em marketing de oportunidade, eu só conseguia pensar em uma palavra: aproveitamento! Afinal, já dizia a minha avó, “a oportunidade não bate duas vezes à porta”. Porém, nos últimos dias, tenho presenciado uma imensidão de aproveitamento nas redes sociais, que me levaram a pensar até que ponto ele é realmente uma boa ideia.
Não é novidade para ninguém, a onda de “rolezinhos” que estão acontecendo em diversos shoppings de São Paulo. Organizados por jovens moradores da periferia, os encontros tem gerado – além de polêmica – uma coleção de textos desenvolvidos em série, para explicar o fenômeno. Uns defendem, outros são neutros e tantos outros sentem-se ameaçados com a presença da garotada.
O fato é que, assim como os antropólogos, sociólogos e “facebookólogos”, algumas marcas e instituições resolveram aproveitar a vibe e se jogar nos rolezinhos. O mais criativo e aceitável dos posts do qual tive acesso, referia-se a um encontro para a doação de sangue. Uma forma de incentivar de forma divertida, um ato tão importante.
Porém, na contra mão da contribuição social, existem os que ultrapassam os limites e acabam fazendo piada demais, com o que tem graça de menos. “Rolezinho para comprar na **”, “Rolezinho para comer pizza na **”, Rolezinho para… chega gente. Já tá repetitivo, cansativo, chato.
O marketing de oportunidade é bom e chama a atenção, quando bem aproveitado. E isso também quer dizer: pensado antes. Agora, que vários posts já foram criados e compartilhados centenas de vezes, não é legal montar um pra sua pizzaria. Sério! Além disso, já ficou mais que claro, que o assunto vem se tornando uma bola de neve, muito maior do que poderíamos imaginar.
O que parecia ser apenas um encontro da galera no shopping – normal, quem nunca? – se tornou pauta de discussões para estudiosos, políticos, cidadãos comuns, palpiteiros de plantão e até pra Sônia Abrão (né, gente?). Então já está mais do que na hora, de parar de fazer piada e de linkar outros assuntos com isso.
Acredite, por mais que vovó dissesse, algumas oportunidades são melhores quando saem voando por aí, sem serem aproveitadas. Quando o assunto é muito polêmico, repetitivo e que divide muito a sociedade, é melhor se resguardar e deixar sua marca longe disso.
Tem uma opinião diferente da minha? Então comente nesse post!
Vou adorar conversar sobre o assunto 😉
Queremos saber sua opnião, comente: